domingo, 1 de agosto de 2010

Profeta de Deus

A farinha da panela não se acabará & o azeite da botija não faltará.
Estás sendo como as prudentes que levaram o azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas?
Conta as Escrituras que Elias, servo do Deus Altíssimo certa vez disse ao rei Acabe:
“ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” (I Reis 17:1).

Então, depois de ter dito isso a Acabe, o Senhor disse a Elias para que ele fosse para o oriente e se escondesse junto ao ribeiro de Querite, além do Jordão. O Senhor ali cuidaria do seu servo fazendo com que os corvos o alimentassem e Elias beberia a água do ribeiro. Elias obedeceu à voz de Deus e foi e ali ficou. Os corvos de manhã levavam para Elias pão e carne. Quando chegava a noite os corvos voltavam e traziam mais pão e mais carne para Elias. E Elias bebia a água do ribeiro que ali estava.

O Senhor Jesus disse certa vez que Ele era o Pão da vida e que quem fosse até Ele não teria fome, e quem cresse nEle nunca teria sede:

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:35).

Outra vez Jesus se comparou ao Pão vivo que desceu do céu:

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6:51).

E o Senhor disse ainda mais, disse que quem não comesse da carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue não teria vida em si mesmo e quem come a Sua carne e bebe o Seu sangue permanece nEle:

“Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” (João 6:53).

“Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6:55-56).

O mundo oferece as pessoas uma bandeja cheia de atrativos que levam o homem para longe de Deus e o seu caminho. Mais é preciso que as pessoas despertem do engano das coisas do mundo, é preciso que as pessoas saiam das trevas e venham para a luz. Porque Jesus é a luz, o Pão da vida e só Ele pode alimentar verdadeiramente o Seu povo. A Palavra de Deus é lâmpada para os pés e luz para o caminho.
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105).

Aqueles que esperam em Deus não serão confundidos.

"Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa." (Salmos 25:3).

É preciso se revestir. É preciso um avivamento. É preciso fazer um conserto e colocar a vida no altar. É preciso ser cheio do Azeite, ser cheio do Espírito Santo de Deus.

Elias estava sendo sustentado por Deus, alimentado por Deus. O crente hoje, precisa se revestir. Precisa alimentar-se, porque se não fizer isso não conseguirá permanecer de pé quando o primeiro vento soprar sobre ele.

Mais se alimentar de que?

Cuidar da sua vida espiritual, porque o inimigo não está para brincadeiras. A batalha está travada e quem quer entrar nessa batalha precisa consertar a sua vida, precisa se revestir, pois aí estará preparado para ir à peleja junto com o General de Guerra.

O Senhor nos disse que grande é a seara, mais que poucos são os ceifeiros. Poucos são os que querem trabalhar, poucos são os que querem entrar nessa luta ao lado de Jesus para desfazer as obras do mal que jazem aí no mundo.

"Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros." (Mateus 9:37).

Muitos estão sendo enganados e iludidos por satanás. Mais quem quer ir anunciar as boas novas? Quem quer ir levar a Palavra? Quem quer ir plantar a semente? Quem quer entrar na luta e resgatar essas almas da prisão em que se encontram?

Quem quer dizer: Eis-me aqui?

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8).

Conta a Palavra do Senhor que passado um tempo o rio de onde Elias bebia água secou-se, porque não havia chuva sobre a terra. Então o Senhor disse a ele que fosse para Sarepta (Sidom), e habitasse ali, pois o Senhor mandaria que uma viúva o sustentasse.

Quando eu olho para essa Palavra eu vejo que o Senhor abençoou duas pessoas de uma vez só. Abençoou Elias e abençoou a pobre da viúva, porque Deus quando tem uma obra na vida de alguém o Senhor cuida, o Senhor guarda, o Senhor livra, o Senhor ajuda, o Senhor abençoa, o Senhor ampara, sustenta, fortalece, levanta e exalta ao seu servo. E através de você Deus vai abençoar outra pessoa. Deus vai te usar e outra pessoa será agraciada através da sua vida, porque Deus é contigo e opera em você segundo a Sua vontade, pois Deus é soberano e Fiel.

"Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (I Tessalonicenses 5:24).

"Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno." (II Tessalonicenses 3:3).

Mais é preciso dar lugar a Deus. É preciso descer na olaria de Deus.

Deus que conhece sobre todas as coisas sabendo da situação daquela viúva enviou Elias até ela para que através da vida de Elias aquela mulher fosse abençoada e passasse a conhecer o Deus que vive e reina para todo o sempre.

O Senhor poderia dar para Elias água? Sim, poderia! Mais o Senhor enviou Elias até aquela mulher sabe por quê? Porque o Senhor sabia da situação daquela mulher e teve compaixão dela.

Deus trabalha para quem nEle espera e isto porque Deus é misericordioso e bom, porque nós não merecemos nada!

Se você, servo de Deus, hoje está passando por algum problema grave e sem solução saiba de uma coisa:

Para Deus tudo é possível!

“EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59:1).

A Escritura diz que mais uma vez Elias obedeceu à voz de Deus e foi. Será que Elias pensava que ele seria agraciado por Deus porque a água tinha acabado e ele precisava ser sustentado por Deus ou será que ele sabia que Deus o enviou para trazer vida para aquela viúva?

Será que ele sabia que Deus precisava que ele fosse para através da vida dele abençoar aquela mulher ou ele pensava que iria apenas para que pudesse ele viver, já que a sua água havia acabado?

Quando ele chegou à porta daquela cidade conta as Escrituras que estava ali uma mulher apanhando lenha, então ele a chamou e lhe pediu um vaso com um pouco de água para poder beber. Elias deveria estar com sede.

Você tem sede do Deus vivo? O seu azeite está aí em reserva ou já está acabando, será que já acabou faz tempo e você deixou por assim mesmo?

Conta a Palavra que ela foi para trazer a água e ele a chamou e pediu agora um bocado de pão na sua mão. Porém ela disse que nem bolo ela tinha e que tudo o que ela tinha era um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija e que tinha apanhado dois cavacos para preparar para ela e para o seu filho. Porque eles iriam comer e morrer.

Prestou atenção nessa parte?

Essa mulher ia fazer a sua última refeição para poder comer junto com o seu filho e morrer, porque eles não tinham mais nada.

Isso me faz lembrar aquele menino lá no deserto com sua mãe, prestes a morrer:

“E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.” (Gênesis 21:15-20).

Isso também me faz lembrar o vale de ossos secos:

“E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.” (Ezequiel 37:3-4).

Ainda que não haja esperança mais para você, ainda que você não veja mais saída para a sua vida, saiba de uma coisa:

Não foi você quem escolheu servir a Deus, foi Deus quem te escolheu, é Deus quem te prepara, é Deus quem te sustenta, é Deus quem peleja por você. A vitória é sua em nome de Jesus! Porque você foi comprado por bom preço!

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (I Coríntios 6:20).

Saiba de uma coisa se Deus te escolheu, se Deus te ungiu, te remiu e se Deus te enviou... “O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós.”

Mesmo que você não esteja vendo a providência de Deus sobre o teu problema, mesmo que você não esteja vendo o mar se abrindo, a água da rocha saindo, saiba de uma coisa:

Deus proverá, porque Deus tem um chamado em sua vida!

Saiba que a provação na vida de um crente faz parte do caminho, isto é para que você seja aperfeiçoado, para que você cresça em graça e em conhecimento.

Olha a prova na vida dessa mulher que tinha muito pouco:

“E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme a tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” (I Reis 17:13-14).

Viste o que Elias pediu a ela? Ela tinha apenas sua última refeição para fazer e poder morrer e ainda teve que dividir com seu filho e mais um estranho que parou ela e pediu do pouco que ela tinha para si e para a sua criança.

Se hoje você que antes tinha uma vida abençoada, de repente, do nada perdeu tudo o que tinha e não está entendendo esse agir de Deus em sua vida. Saiba de uma coisa:

A sua fé é provada, mais permaneça fiel e não desista! Creia na Palavra de Deus!

Conta a Palavra que aquela mulher acreditou no que Elias disse e foi e comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

“Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.” (I Reis 17:16).

Só que olha só o que aconteceu com aquela mulher quando ela estava na bênção:

“E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, E clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.” (I Reis 17:17-21).

Olha que prova na vida dessa mulher e na vida de Elias. Você se lembra da prova de Sadraque, Mesaque e Abednego?

“Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.” (Daniel 3:19-20).

E o que foi que o rei viu no meio do fogo junto com eles?

“Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.” (Daniel 3:24-25).

Sabe por quê? Porque o cristão não passa pela prova do fogo sozinho não. O cristão é provado, mais junto com o cristão Jesus está!

Eis o que Jesus disse:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19-20).
"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2).

Você não está sozinho nessa luta, não está sozinho nessa prova, não está sozinho nesse deserto. Mais não se esconda nessa caverna, saia da caverna e vem para os braços de Deus, vem para Jerusalém, ficai em Jerusalém. E quando digo Jerusalém me refiro à igreja.

Então Deus ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias pegou o menino e o levou até a sua mãe, e disse a ela:

“Vês aí, teu filho vive.”

“Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.” (I Reis 17:24).

Que grande bênção aquela mulher recebeu... Seu filho tornou a viver graças a Deus!

Quando passa a prova o que vem depois?

O canto da Vitória! Então cante e exalte a Deus, porque Ele é digno de todo louvor, adoração e glória!

“A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.” (Provérbios 10:22).

Creia no Senhor Jesus, creia em Deus e creia na Sua Palavra, porque Deus tem Poder para mudar o quadro da sua vida!

Entrega a sua vida nas mãos de Deus e seja cheio do Espírito Santo de Deus!
Seja prudente e não se esqueça de buscar os dons do Espírito Santo, não fique parado, é preciso revestimento, para que possais resistir nos dias maus e estar de pé firme.


Um comentário:

  1. Muito bom! Emm nada disseste errado! Deus está te usando no profundo, é assim que Deus faz, deixa nós irmos ao vale para ali nos levantar e nos exaltar. Deus continue te usando.

    ResponderExcluir