domingo, 8 de agosto de 2010

Permissão de Deus

Porque eu estou onde estou?

“ENTÃO José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.” (Gênesis 45:1).

Caro leitor hoje talvez você se faça essa pergunta:

“Porque eu estou onde estou?”

“Porque isso está acontecendo comigo?”

“Porque justo eu estou enfrentando essa dificuldade?”

“Porque logo comigo?”

A Palavra do Senhor nos diz que as coisas encobertas pertencem ao Senhor Deus, mais as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que assim possamos cumprir todas as palavras desta lei.

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." (Deuteronômio 29:29).

Vamos analisar algumas coisas:

Porque o povo de Israel passou pelo caminho do deserto?

Deus disse que levou o povo para o deserto para que o povo não se arrependesse vendo a guerra, e então voltasse ao Egito.

“E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.” (Êxodo 13:17).

Por muitas e muitas vezes o povo de Israel se perguntou por que estavam passando pelo que estavam passando. Eles murmuravam contra Deus e reclamavam e até ameaçavam retornar ao Egito, porque estavam descontentes no deserto, mesmo sendo guiados por Deus. O povo de Israel tinha visto muitas maravilhas das mãos de Deus, viram o Senhor operar tremendamente diante de seus olhos, mais mesmo assim estavam desgostosos com o deserto. Mais a Palavra do Senhor nos diz que o deserto era permissão de Deus para a vida deles, porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem pode ver e olhar a sua situação atual, mais Deus vê lá na frente, o Senhor vê o futuro. Porque você não conhece o seu futuro, mais Deus conhece, pois Deus sabe sobre todas as coisas. E Deus conhecendo o futuro do povo de Israel os levou pelo caminho do deserto para que o povo não se arrependesse vendo a guerra e voltasse para o Egito de onde foram tirados, pois o Senhor ouviu o clamor deles e os livrou de quem os oprimia.

Então se hoje você se sente numa situação atual em que não entende, não compreende porque as coisas estão acontecendo assim sobre a tua vida, saiba que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó está no controle de tudo!

A Palavra de Deus nos diz que o Senhor está no controle de tudo. Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra. Então você não precisa temer, porque tudo o que acontece só irá acontecer se for permissão de Deus. Não cai uma folha do pé da árvore se Deus não permitir. Então é Deus quem está no controle de tudo!

Mais vejamos bem, o povo de Israel murmurou contra Deus e isso teve um preço, eles tiveram que pagar por isso. Quando nós saímos da direção de Deus, quando saímos de baixo da proteção de Deus nós também fazemos uma escolha. E se escolhemos nos voltar contra Deus pagaremos por isso. Porque o pecado e a rebeldia trás graves conseqüências para as nossas vidas. O salário do pecado é a morte.

Mais quando estamos nos caminhos do Senhor e estamos passando por uma grande prova e você não está entendendo porque isso está acontecendo assim como foi com Jó, saiba que tudo é permissão de Deus.

Senhor, eu não fiz nada de errado. Porque isso está acontecendo comigo? Porque essa luta? Porque essa dura prova?

Saiba meu amigo, que o Senhor está contigo nessa fornalha. Os anjos do Senhor estão contigo ai na cova dos leões.

A Palavra do Senhor nos diz que:

"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." (Salmos 91:7).

José foi vendido pelos seus irmãos. Ele foi traído pelos da sua família. José foi levado cativo para ser vendido como um escravo. Ele foi prisioneiro. José estava em uma terra desconhecida. Não era para José estar ali. Ele não queria estar ali. Tudo o que José queria era sua casa, era estar com seu pai, com sua mãe. Ele queria a sua terra. O que ele fez de errado? Porque ele estava ali naquele lugar?

O que eu estou fazendo aqui?

José tinha o lar dele. José tinha uma família, porque ele estava tão sozinho? Porque ele estava tão longe, tão distante da sua casa? Por quê? Por quê?
Sabe o por quê? Porque Deus tinha uma grande obra na vida de José. Porque José tinha que estar onde ele estava. Sabe por quê? Porque o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, o Deus que conhece o futuro de José sabia que haveria uma grande, uma terrível fome e que José iria ser o governador do Egito. E através da vida de José todo o povo, inclusive a família de José seriam abençoados por Deus.

Talvez você não entenda os planos de Deus para a sua vida. Talvez você não entenda os caminhos, mais saiba de uma coisa o Senhor olha o teu futuro. Você vê o seu presente, mais o Senhor conhece o principio o meio e o fim.

José foi levado à prisão, mais ele não tinha feito nada de errado. Mais em todas as fases da sua vida José confiou no Deus de Abraão. José não esmoreceu. Ele aprendeu a confiar em Deus.

Aprenda a confiar em Deus. Confie em Deus. Comece a confiar no Deus a quem você serve, pois este Deus é um Deus fiel.

"Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos." (Deuteronômio 7:9).

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (I Coríntios 10:13).

Os irmãos de José que o haviam traído e vendido como escravo ficaram diante de José. Mais agora José não era mais aquele menino do passado. A vida de José tinha mudado, agora ele era um novo homem e tinha poder. Os irmãos de José estavam precisando dele, sem saber que ele era o seu irmão. Então José se apresentou aos seus irmãos.

Olha o que José disse aos seus irmãos:

“Porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.”

“Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.”

“Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores; E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.”

Vistes bem? José disse claramente aos seus irmãos que não tinha sido eles que o venderam, mais que tudo o que aconteceu na vida dele tinha sido obra de Deus. Deus deu a eles um grande livramento. E o Senhor foi quem colocou José como regente em toda a terra do Egito. E o que disse Faraó? Faraó disse:

“E eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.”

“Porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.”

Meu amigo, o Senhor tem o melhor para você. Pode ser que agora você não esteja entendendo isso em sua vida. Não esteja compreendendo o que está acontecendo contigo, tudo o que vem passando. Mais saiba de uma coisa:

Deus tem o melhor para a sua vida!
José aconselhou a seus irmãos que não contendessem no caminho.

“Não contendais pelo caminho.”

Mais o que é contender?

Segundo o dicionário contender é - Ter contenda. Disputar; altercar; litigar; dirigir provocações.

Meu amigo, se hoje você não compreende esse deserto em que estás passando, não contenda! Não se volte contra o Seu Criador. E nem pense em retornar ao Egito. Não murmure contra Deus! Não peques! Apenas faça a vontade de Deus e confie no Deus a quem você serve.

Lembre-se o que foi dito ao pai de José:

“E ele também é regente em toda a terra do Egito.”

Aquele menino que antes havia sido vendido como escravo pelos seus irmãos e passou pela prisão, foi esquecido, humilhado, sofreu... Mais agora é regente em toda a terra do Egito.

Meu amigo, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (I Pedro 5:6).

Você está onde você deveria estar. A prova que passa é para que você seja aperfeiçoado, fortalecido. Depois do Egito tem o canto da vitória. Se a promessa de Deus para a sua vida está demorando, não penses que ela não chegará, pois assim como Abraão alcançou a promessa do Senhor você a alcançará. Se estiver difícil a prisão em que se encontra comece a louvar como Paulo e Silas. Confie em Deus como Daniel na cova dos leões. Se estiver difícil a fornalha tenha certeza que você não está sozinho nela, pois ao seu lado está o quarto homem.

O Senhor é a tua esperança e guarda os seus pés de serem presos.

“Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.” (Provérbios 3:26).

Jesus é contigo! A luta está grande? Louve ao Senhor! Continue louvando! Não pare de louvar!




Um comentário:

  1. Deus vai te tirar deste deserto e vai te usar na terra! Tudo isso ao é permissão de Deus, daqui a pouco Jesus vira seu cativeiro...Jó 42. Ani ohev otach

    ResponderExcluir