domingo, 11 de dezembro de 2011

A Parábola do Semeador

A Parábola do Semeador

Amados em Cristo, o que seria uma parábola? Segundo o dicionário parábola é:


"Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante." E o que seria Semeador? O Semeador é "aquele que semeia". E o que seria semear? Semear é "Deitar sementes em qualquer terra, Derramar; espalhar." Diz a Palavra do Senhor em Mateus Capítulo 13, versículo 3 ao 23:


"E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; (Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho).

Amados, creia na Palavra do Senhor. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12). Não duvide em seu coração, não endureça o seu coração, credes em Deus. Não desprezem a Palavra do Senhor, dê ouvidos a Palavra de Deus. O Senhor é o único que pode te salvar, te libertar, te curar, mudar a tua história. Não há nada demasiado difícil para Deus. Não existe nada impossível para Deus!
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. (O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende);

Queridos diz a Palavra do Senhor: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:13). Não desistam meus amados no meio do caminho, o povo de Israel estava indo em direção da terra prometida, eles estavam tão perto da sua bênção, a vitória estava as portas, no entanto, eles não perseveraram... Quiseram voltar para trás. Eles não puderam alcançar o que estava preparado para eles porque desistiram no meio do caminho, não confiaram no Senhor, não perseveraram em seguir. Apenas Josué e Calebe alcançaram a promessa do Senhor porque eles perseveraram em seguir ao Senhor. Meus amados, a Palavra do Senhor nos diz que: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." (I Coríntios 2:9). Não desista no meio do caminho, não queiras voltar atrás!

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. (E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera);

Amados, não se esqueça nos momentos de aflições do Senhor, a Palavra do Senhor diz que: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas." (Salmos 34:19). Você não precisa se preocupar, você não está sozinho nesses momentos. Resista firme na fé, o Senhor é contigo, tenha bom ânimo!
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. (Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta). Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Amados, existe um galardão para o teu trabalho, tudo o que tens feito não é em vão. Um dia o Senhor te dirá: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (Mateus 25:34). Prossiga firme e combata o bom combate!
Reflitam comigo a Palavra do Senhor em Hebreus 3:13, que diz assim:

"POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário