domingo, 11 de dezembro de 2011

O Filho Pródigo

"... O vosso coração viverá, pois que buscais a Deus. Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos."

O Filho Pródigo

Um filho quis voar mais alto que um pássaro. Quis ser livre, dono de si! Quis conquistar seus projetos de vida, realizar seus sonhos pessoais. Queria ser alguém feliz! A sua maneira achou que a sua felicidade ele mesmo poderia escrever. Construiu para si um castelo onde foi edificando tijolo por tijolo confiando na força das suas mãos. Desafiou o vento, o tempo, as estações... Ele tinha uma meta e tinha fé de que poderia construir a sua vida sem o seu Pai por perto. Isso é ser independente! Mais diz a palavra que:

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5).

Disse Jesus que sem Ele nada poderíamos fazer. Imagine como seria construir uma casa com o Pai:

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mateus 7:25).

Jesus é a rocha! Mais aquele filho ainda pensava que poderia seguir sozinho, ele acreditava realmente que poderia vencer qualquer coisa. Foi então que ele pediu ao Pai a sua parte da fazenda e foi embora para longe do Pai.

Seja qual for o seu motivo que o levou para longe de Deus você sabe que nunca, nunca será feliz novamente com essa escolha. Aquele filho tinha um motivo, uma razão para ir... Ele queria ser livre! Algum tempo depois o dinheiro (aquilo no qual ele colocou a sua confiança, a segurança e o seu coração) se acabou. Todo aquele castelo que tinha sido edificado caiu no sopro de um vento. Os amigos que antes tinha foram levados junto com as ondas que carregaram o resto dos tijolos que com tanto esforço construiu para si. Nada sobrou!

Todos para ele viraram as costas! Lágrima derramou em meio à solidão, pés caminharam sem destino em busca de segurança, amor, compreensão. Muito quis encontrar um abrigo em meio ao sol quente e a noite fria, mais nada restou para ele. Sozinho, fracassado, amargurado e triste encontrou apenas dor. Mais um dia se lembrou do seu Pai e o quanto era amado e querido. Sentiu-se tão pequeno, tão miserável... Mais decidiu retornar mesmo que não fosse mais digno de ser tratado como filho.

A caminhada de volta não foi igual. Não foi planejada daquela forma... A cada passo suas lembranças vieram à mente, sentiu medo, tristeza, arrependimento.

“O que eu fiz com a minha vida?”

Talvez muitas perguntas lhe vieram a mente, o coração pequeno... O medo de não ser recebido.

Mais antes mesmo de chegar até lá avistou o Pai de braços abertos correndo em sua direção.

No lugar de uma rejeição estava um abraço cheio de emoção e felicidade.

Quanto amor ele perdeu nesse tempo todo querendo ser grande, ser livre! Foi o menor de todos e o mais solitário também!

Com certeza foi o mais miserável, ao invés de ser livre ficou aprisionado nas cadeias do sofrimento e por escolha própria.

Seja qual for o problema pelo qual está passando não escolha viver longe de Deus. Acredite a sua vida nunca terá sentido, você nunca será feliz se escolher o caminho que não o leva a vida.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário