segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O que vocês estão aceitando para si mesmos?

A Palavra de Deus diz que havia um homem tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele e o seu nome era Saul. Conta a nossa história que o povo pediu um rei para que os julgasse. E o Senhor falou a Samuel a respeito disso dizendo assim:

"Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti."

A Palavra do Senhor nos afirma que este seria o costume do rei que reinaria sobre eles:

"Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia."

Meus amados, o povo de Israel rejeitou a Deus, ao Deus vivo que os tirou da terra do Egito e grandes maravilhas fez no meio deles para poder ser governado por um homem ao qual constituiram como "o seu rei."

Mais a Palavra nos afirma também o que aquele rei faria quando governasse sobre eles. Também declara que naqueles dias eles iriam clamar por causa do rei que escolheram, mais o Senhor não os ouviria naquele dia. Mesmo diante desse aviso o povo não quis ouvir a voz de Samuel e declarou:

"Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras."

E o Senhor atendeu ao pedido do povo dizendo a Samuel:

"Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei."

Amados, aquele povo rejeitou ao Deus da Salvação, ao Deus que os libertou da opressão decidindo constituir para si mesmos um rei humano. Eles foram alertados sobre o que este novo rei faria e que eles iriam clamar ao Deus vivo por causa disso e o Senhor não os ouviria nesse dia, no entanto, o povo prefiriu não ouvir a voz de Samuel e decidiram o que queriam para si mesmos. O Senhor deu a eles o que eles queriam. O que aconteceu depois?

Saul obeteve uma grande vitória sobre os amonitas, no entanto, a Bíblia nos relata que por três vezes ele ficou desqualificado para o seu papel de rei. Primeiro devido a sua falta de paciência ele ofereceu sacrificios e foi reprovado por isso. Depois ele desobedeceu a Deus poupando os amalequitas e foi repreendido por isto. A Palavra de Deus diz que Saul foi atormentado por um espirito maligno. Saul decicou-se muito tempo de sua vida perseguindo Davi, seu sucessor. Saul foi desobediente e a Bíblia diz que ele procurou uma médium a fim de consultar o falecido Samuel.

Este era o rei que o povo de Israel havia escolhido para si rejeitando assim o Deus vivo que os tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres. Amados, eu não sei o que você anda aceitando para si mesmo, mais fica aqui a pergunta inicial do texto:

O que vocês estão aceitando para si mesmos?

Amados, a Palavra diz:


"Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador." (Isaías 43:11).

Queridos, a Palavra também diz que o pecado nos afasta do Senhor. Isto foi o que aconteceu com Eva e com Adão, o pecado nos afastou do Senhor.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3:23).

A Palavra diz que o Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Quanto aos que odiaram o conhecimento do Senhor:

Diz a Palavra que clamarão ao Senhor, mais o Senhor não os responderá, de madrugada o buscarão, porém não o acharão, porque odiaram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor. Não aceitaram o Seu conselho, e desprezaram toda a Sua repreensão.

Quanto aos que derem ouvidos ao Senhor:
"Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Amados, assim como um pai corrige ao seu filho, mais ainda o Senhor e com justiça, pois o Senhor é Justo para sermos participantes da sua santidade.

"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela."

A Palavra do Senhor nos afirma:


"Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." (Lucas 13:24).

E nos faz uma promessa:


"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna." (Mateus 19:29).

Devemos buscar amados primeiro o reino de Deus e a sua justiça. Neste mundo não há nada de bom para nos dar, tudo é passageiro, tudo é ilusório, não troquemos a nossa salvação por nada aparente.

Vamos fazer uma comparação apenas: "Saul (o mundo) pode parecer algo belo, no entanto, sabemos que todo o mundo está no maligno." Não escolha o mundo, não rejeites ao Senhor, escolha, pois a vida para que vivas.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

"Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio." (Salmos 62:8).

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:13).

"E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo." (I João 4:14).

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37).

Por isso muitas vezes sofremos, pois rejeitamos o reinado do Senhor na nossa vida e desejamos o reinado do nosso coração e das nossas concupiscências. Mais uma vez pergunto para ti: O que você deseja para ti? A vida eterna ou um prazer momentâneo do mundo? Não seja como Israel, seja como Maria que quando Jesus chegou ela logo se colocou aos pés do Mestre para ouvir sua voz, Marta, porém preferiu as coisas do mundo que tinham pouca importância naquele momento. Faça a escolha certa! Deixe Jesus reinar sobre sua vida!


Letra Corinhos Evangélicos:

Jesus é bom, é bom, é bom até demais
Ninguém sabe agradecer as obras que Êle faz
Jesus é bom, é bom, é bom até demais
Ninguém sabe agradecer as obras que Êle faz

Quem crer em Deus muitas maravilhas faz, faz
Curas divinas e expulsa satanás
Quem crer em Deus muitas maravilhas faz, faz
Curas divinas e expulsa satanás

Nenhum comentário:

Postar um comentário