sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Serpente de Bronze

Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. (Números 21:4-9).

A Paz do Senhor amados!

Que a graça e a Paz do Senhor Jesus seja contigo, amém!

A Palavra do Senhor nos diz em números capítulo 21 e versículo 4 ao 9, que: o povo de Israel quando caminhava pelo deserto, começou a ficar cansado e impaciente com Deus e com Moisés. Diz a Palavra do Senhor que eles começaram a reclamar da falta de pão e de água. O povo de Deus que outrora clamou a Deus por um grande livramento, pois não suportavam mais viver na escravidão do Egito, agora que estavam livres porque o Senhor atentou para o seu clamor e a sua angústia e os resgatou das mãos daqueles que os oprimiam muitíssimo e os guiou em rumo da Terra Prometida, aquele mesmo povo no meio do caminho começou a reclamar do maná tão bom que Deus mandava do céu a cada dia para sustentá-los. Vamos analisar o que diz a Palavra do Senhor referente a isso:

O povo de Deus estava caminhando pelo deserto e a Palavra nos diz que a sua alma angustiou-se naquele caminho.

Meus amigos, eu quero dizer para vocês que Jesus é o único caminho que o levará até Deus.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Não existe outro caminho que te possa levar até ao Senhor. A Palavra nos diz que o pecado nos afastou de Deus.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3:23).

Então o ser humano não podia mais ter aquele contato que Adão e Eva tinham no jardim do Éden, a Palavra diz que a voz do Senhor Deus passeava no jardim pela viração do dia; Deus conversava com Adão:

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. (Gênesis 3:8-10).

Oh Glória! Consegue imaginar isso querido leitor? Consegue imaginar o que era falar com o Senhor e ouvir sua resposta? Assim simplesmente palestrar com o Senhor? Pois é, Adão e Eva tinham esse privilégio! E a Palavra nos diz que Adão e Eva pecaram dando ouvido a astuta serpente e pecaram contra o Senhor. E o que aconteceu? Adão e Eva tiveram que ser expulsos daquele jardim tão bonito preparado para eles viverem felizes para sempre. E o pecado trouxe consigo grandes conseqüências, pois é somente isso que o pecado nos traz.

Mais eu quero dizer a você querido leitor que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mais tenha a vida eterna.

A Palavra do Senhor nos diz em Salmos 25:8 que: "Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores."

E a Palavra nos diz em João 14:6 que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. E que ninguém vem ao Pai, a não ser através dEle. Então é Jesus quem te leva até ao Pai. Jesus é o caminho! A Palavra do Senhor nos diz que Jesus é a propiciação pelos nossos pecados:

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (I João 4:10).

E a Palavra nos diz que:

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (I João 3:8).

Jesus se manifestou para tirar os nossos pecados.

"E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado." (I João 3:5).

Jesus é a propiciação pelos nossos pecados.

"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (I João 2:2).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I João 1:9).

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (I João 1:8).

"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;" (I Pedro 3:18).

"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (I Pedro 2:24).

Jesus não tinha pecado.

"O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano." (I Pedro 2:22).

Mais o que devemos fazer? A Palavra nos diz que devemos endireitar os nossos caminhos.

"Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." (João 1:23).

Meus amados, o Senhor nos disse que:

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." (II Timóteo 3:12).

Então não penses que o caminho percorrido será fácil, pelo contrário, este caminho é estreito, mais a Palavra diz que você não está sozinho nesse caminho.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33).

Se você está passando por angústias saiba que o Senhor ouve o clamor dos justos e os livra de todas as suas angústias.


"Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias." (Salmos 34:17).

Mais o que significa a palavra deserto pelo qual o povo de Deus teve de atravessar?

Deserto nada mais é do que um local Ermo, despovoado, solitário.

Meus amigos, eu quero te dizer que se você, por acaso, está passando pelo meio do deserto não seja impaciente, desejoso como aquele povo. Se estiver tudo estéril (se nada está produzindo resultados, se tudo é inútil) na sua vida e você está se sentindo como um deserto, espere no Senhor. Creia na Palavra do Senhor que te diz:

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5).

A Palavra do Senhor nos diz que aquele povo disse assim:

“E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.”

Amados leitores, vamos analisar juntos essa Palavra?

O povo primeiramente falou contra Deus e depois contra Moisés o servo do Senhor. Depois aquele povo reclamou de ter sido ajudado e abençoado. Eles não confiaram no Deus que os resgatou com mão forte:

"Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito." (Deuteronômio 7:8).

A Palavra nos diz que o povo reclamou por não ter pão. O que significa a palavra pão?

Pão nada mais é do que um Alimento. Aquilo que é indispensável para viver.

A Palavra do Senhor nos diz que Jesus é o pão que desceu do céu:

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6:51).

"Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre." (João 6:58).

Meus amigos, você só vai encontrar vida em Jesus.

O povo também reclamou de falta de água. O que significa a palavra água?

Água nada mais é do que um Líquido natural (H2O), transparente, incolor, geralmente insípido e inodoro, indispensável para a sobrevivência da maior parte dos seres vivos.

A Palavra do Senhor nos diz que:

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7:38).

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4:14).

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:10).

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas." (Jeremias 2:13).

E a Palavra do Senhor nos diz que aquele povo disse assim:
“e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.”


Mais o significa a palavra fastio e vil?

Fastio nada mais é do que “Repugnância pelo alimento; falta de apetite. Aborrecimento; tédio; enjôo.”

E Vil nada mais é do que: “De pouca conta, insignificante, pequeno; pobre, mísero; mesquinho, humilde. Infame, torpe. Que degrada o homem.”

Querido leitor, aquele povo estava dizendo que o que Deus lhes dava era algo que aborrecia, algo que causava tédio e enjôo, eles estavam com repugnância daquele alimento, eles estavam dando pouca conta daquilo, consideravam insignificante, pequeno, algo pobre, mísero, mesquinho, humilde, infame, torpe e que aquilo degradava ao homem.

A Palavra do Senhor nos diz que:

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1:11).

Meus amados, se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações.

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. (Hebreus 3:7-19).

Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.
(Salmos 95:7-11).

Aceite ao convite do Senhor.

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20).

O Senhor quer que você seja salvo. O Senhor diz que não tem prazer na morte do ímpio, mais sim que ele se converta do seu caminho, e viva.

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?" (Ezequiel 33:11).

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16).

A Palavra do Senhor nos diz que:

“Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.”

Aquele povo errou quando pecaram contra Deus e o seu pecado trouxe grandes conseqüências. Eles ficaram sem a proteção de Deus e cobras venenosas do deserto entraram no acampamento. Então a Palavra nos diz que o povo se arrependeu e reconheceu que havia pecado contra Deus. Então o Senhor ordenou que fosse feita uma serpente de bronze enrolada num cabo de madeira e todos os que olhassem para ela viveriam, mas o que não olhasse morreria. A serpente não tinha poder algum, Deus tinha o Poder, mais tudo isso aconteceu para que aquele povo aprendesse a obedecer a Deus e a se conformar com Sua vontade.

Meus amados, Jesus tem todo o Poder nos céus e na terra!
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. (Mateus 28:18).

"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18).

Meus amados, não seja como aquele povo rebelde, mais obedeça à voz do Senhor e faça a vontade do Pai. A Palavra do Senhor nos diz que todo aquele que o Pai enviar até Jesus, e o que vem até Jesus de maneira nenhuma Jesus o lançará fora.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e, contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:35-37).

Jesus te ama! Vem para junto do Pai!



O Senhor quer te dar uma vida abundante. Quer te sustentar com um alimento ESPECIAL. Quer te dar o pão da vida e água viva.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10).

Mais depende de você! Talvez você diga: “Como depende de mim?” “O que eu tenho que fazer?” Depende de você, porque o Senhor te chama, mais você precisa dizer: eis-me aqui Senhor. Você precisa aceitá-lo. Precisa deixar o Senhor fazer morada no seu coração. Precisa dizer: Senhor, eu quero aceitá-lo, perdoe os meus pecados com os quais pequei contra ti, muda Senhor o quadro da minha vida e faz-me uma nova pessoa em suas mãos, escreve o meu nome no livro da vida. A Palavra do Senhor nos diz que:

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (Atos 2:38).

Então a Palavra nos diz que devemos nos arrepender e sermos batizados em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.

Jesus quer mudar o quadro da sua vida. Você é muito amado (a). Não recuse o convite de Amor feito pelo Senhor, mais aceite a vida abundante que o Senhor quer te dar.

Aceite o pão da vida.

"Eu sou o pão da vida." (João 6:48).

"Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." (I João 4:9).

Meus amados, a Palavra do Senhor nos diz que o Senhor veio buscar e salvar o que se havia perdido. Não há nada perdido para você, talvez você vê com os seus olhos e acha que tudo está perdido em sua vida, mais eu quero dizer a você que nada está perdido. A Palavra do Senhor nos diz que o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10).

Você tem um grande valor!

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; (I Coríntios 1-26:27).

Você é uma bênção! O Senhor quer te dar água viva, o Senhor quer te dar o pão da vida. Jesus quer ser seu amigo. Peça ao Senhor a água viva.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:10).

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7:38).

Deus o abençoe em nome de Jesus, amém!



Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo de Deus!

Obrigada por tudo Senhor!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! O Senhor te conceda a sabedoria e vida em abundância para que continue formando mensagens do céu para que muitos possam ser edificados! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ! ficou muito bom, que Deus te abençoe e vc continue fazendo mais textos como esse. Achei muito bem coerente, e bem objetivo... foi um prazer ler... que mais pessoas leiam esses seus textos e se sintam contempladas com um pouco da palavra de Deus. Amém ! Deus te Abençoe !!!

    ResponderExcluir
  3. que deus abensoe a quem escreveu o texto e a quem leu e mais a quem vai ler por que esse texto tem poder de salvacao fazendo a pessoa rever conseitos pra realmente se entregar a deus.

    ResponderExcluir