quarta-feira, 28 de julho de 2010

Observaste tu a meu servo Jó?


"ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1).


“Havia um homem na cidade de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” (Jó 1:1).

Quem conhece a história de Jó?
Jó era um homem que temia a Deus.


"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos 111:10).

Jó era um homem próspero! Ele tinha tudo o que qualquer pessoa almejaria ter nessa vida. Ele tinha Deus, ele tinha sete filhos e três filhas, ele tinha riquezas. Jó vivia bem, tão bem que seus filhos viviam fazendo banquetes e mais banquetes na casa de cada um deles por vez, então se reuniam todos juntos a festejar.

O que qualquer pessoa iria querer mais da vida? Vamos fazer uma relação do que Jó tinha com a Palavra do Senhor:

1° Deus – “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (Marcos 12:30).


2° Filhos/família – “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmos 127:3).

3° Riquezas – "Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios." (Salmos 37:16).

Então vemos que Jó era um homem de sorte!

Mais Jó tinha paz?

A Palavra nos diz que... “Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” (Jó 1:5).

Imagine um pai sempre tendo que pagar um alto preço pelos seus filhos.
Assim era Jó com sua família. Jó se levantava de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles.

É o mesmo que muitos servos de Deus fazem hoje em dia dobrando os seus joelhos de madrugada, pagando um alto preço nos montes, nas vigílias, no vale, na igreja orando e intercedendo pela vida dos seus filhos, da sua família para que um dia estejam todos reunidos no caminho de Deus.

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (Josué 24:15).

Deus também enviou o Seu Filho amado para pagar pelos nossos pecados.

"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (I João 2:2).

E como servo de Deus, Jó passou por uma dura prova!

"O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma." (Salmos 11:5).

"Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata." (Salmos 66:10).

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12).

Até Abraão foi provado:

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito." (Hebreus 11:17).

Está passando pela prova?

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Salmos 126:6).

"Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado." (I Pedro 4:14).

"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." (I Pedro 5:10).

Não temas!

"Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas." (Lamentações 3:57).

"Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR." (Jeremias 1:8).

"MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu." (Isaías 43:1).

Sabemos que quando uma pessoa se volta para Deus e está firme na rocha, pode passar uma tempestade... Ela pode até cair... Mais não ficará para sempre prostrada.

Porque o acusador de nossas almas nunca desiste de lançar setas malignas para fazer parar um servo de Deus. Satanás nunca se cansa! Ele luta de diversas maneiras tentando atingir os servos de Deus no seu ponto mais fraco. Existe uma grande batalha no mundo espiritual. Satanás sempre está planejando contra a nossa vida, lutando sempre para poder parar a obra de Deus em nossas vidas.

Mais Deus é quem peleja por vós!

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." (Salmos 91:11).

Um dia Deus perguntou a satanás se ele tinha visto como Jó amava a Deus e obedecia a Deus em todas as coisas. E satanás disse que isto era porque Deus lhe dava de tudo! E então satanás propôs a Deus que tirasse da vida de Jó a Sua proteção, porque ai Jó iria reclamar de Deus e falar mal como todas as pessoas fazem. Deus então concordou, deixou que satanás fosse e tentasse a Jó, mais ordenou que não lhe machucasse.

Satanás foi feliz, fazendo planos e mais planos para destruir a fé de Jó e a sua paciência.

"PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (II Coríntios 5:1).

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31).

Então satanás fez com que Jó perdesse os seus bens materiais, fez com que Jó perdesse os seus servos e fez com que Jó perdesse todos os seus filhos. Jô ficou tão triste diante de tudo isso. Um dia ele tinha tudo o que um homem poderia desejar para viver bem e ser feliz e no outro dia Jó perdeu de uma só vez toda a sua riqueza, todos os seus empregados e ainda por cima perdeu os seus filhos a quem ele tanto amava.

Mais para a surpresa de satanás, Jó o servo fiel a Deus não pecou!

“Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1:20-22).

Satanás ainda convencido de que poderia vencer, disse a Deus para que pudesse tocar em Jó. Deus permitiu, mais o proibiu de lhe tirar a vida.

Então satanás foi feliz planejando tudo para poder tirar de Jó a sua fé e a sua paciência; a sua confiança em Deus.

Satanás colocou em Jó uma doença terrível que fez com que todo o corpo de Jó ficasse todo cheio de feridas, em carne viva, feridas essas que coçavam muito, que doíam muito. A doença de Jó era muito terrível!

“Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” (Jó 2:7-9).

Mais novamente para a surpresa de satanás está foi à resposta de Jó:

“Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:10).

Satanás muitas vezes usa pessoas próximas a nós, até nossos familiares para poder nos fazer abandonar a Deus. Para poder tentar tirar a nossa fé, a nossa confiança no Deus vivo, a nossa paciência. E satanás também coloca doenças para que as pessoas possam desanimar e parar a obra de Deus em suas vidas.

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7).

Amigos de Jó vieram para lhe fazer companhia, para poder consolá-lo diante deste momento tão difícil que ele estava passando em sua vida.

“E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.” (Jó 2:12-13).

Só que os amigos de Jó não puderam ajudá-lo. Eles não entendiam o que estava acontecendo na vida de Jó. Pensavam que Jó estava sendo castigado por Deus por ter sido mau.

Assim acontece nos dias de hoje, quando você está passando por uma grande prova, por uma grande luta muitos são os que te acusam, até mesmo pessoas amigas são os primeiros a te julgar, a te condenar, a tirar conclusões próprias em relação ao que você está passando. Fazendo assim, com que a sua ferida seja ainda maior do que a que você já está passando e enfrentando.

"Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus." (Jó 16:20).

"Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância." (Salmos 38:11).

Confie em Deus! O Senhor nunca te deixará só! Jesus é contigo!

"O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo." (Jó 8:7).

Você não está sozinho nesse barco, é o Senhor Jesus quem veleja, é o Senhor Jesus quem acalma a tempestade do mar e traz a bonança.

Um dia quando Jó estava orando pelos seus amigos, Deus o curou.

"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." (Jó 42:10).

Deus deu a Jó o dobro de tudo o que ele tinha!

Jó teve ainda mais sete filhos e três filhas, suas filhas eram as mais belas, as mais bonitas do lugar aonde eles viviam. E Jó viveu bastante e viu até os seus tataranetos.

Jó foi abençoado por Deus por sua fidelidade!

Seja fiel a Deus!

"Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (II Timóteo 2:13).

"Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." (I João 3:20).

"Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos." (Deuteronômio 7:9).

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21).

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” (Mateus 25:34).






7 comentários:

  1. Muito bom mi amor, eu nada sou..............que o Senhor tenha misericórdia de mim. Te amo muito!

    ResponderExcluir
  2. gente os personagens descrito na biblia sao verdadeiros mais os castigos os milagres isso sao criaçao da imaginaçao quando o homem inventou a escrito ele começou a escrever todo tipo de porcaria que via e sonhava mas como tudo que tem 2000 mil e foi confecçionado pelo homem vira ouro toda porcaria que e desnterrado causa ouvoroço e polemica prinçipalmente no meio dos safados mintirosos e fradadores dos judeus eles foi desmascarado com os epicos de gilgamehs hoje nao tem credibilidade suas historias virou conto de fadas e roteiro de sinema as verdades forao apagadas da historia para que seus relatos e mitos tornassen verdade mas jorge smity pois um basta em suas lendas.. preste atençao desenformados voçes consegue ver fantasa e fala o que nao sabe so para dar supote as suas teorias baixe as bolas e vejam mais

    ResponderExcluir
  3. esse xarope anonimo que escreveu dia 07de julho devia ficar só lendo gibi do tio patinhas e ir cagar no mato em vez de só falar abobrinha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho 13 anos e eu tava muito triste e pesquisei no google a melhor maneira de morrer, derrepente eu entrei em um site e nele tava escrito que Deus me ama e q minha vida é valiosa pra ele...

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 13 anos e eu tava muito triste e pesquisei no google a melhor maneira de morrer, derrepente eu entrei em um site e nele tava escrito que Deus me ama e q minha vida é valiosa pra ele...

    ResponderExcluir