terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tristeza

Lançado nas profundezas insondáveis da tristeza

Amados, Jeremias foi lançado no calabouço. Diz a Palavra que desceram ele na cisterna com cordas, mais na cisterna não havia água, senão lama. E Jeremias atolou-se na lama.

Eu não sei meus amados se vocês sabem o que é ser lançado em um calabouço, mais provavelmente já passastes por alguma situação ou talvez ainda passa em que sente o que Jeremias experimentou em sua vida. Mais que experiência seria esta? Eu me refiro ao que Jeremias outrora declarou dizendo:

"Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim."

E mais a frente vemos suas declarações:

"Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?"

Quem sabe você esteja enfrentando um momento difícil em que se sente em um calabouço tão atolado na lama que não consegue ver mais saída, uma perspectiva de vida melhor, quem sabe sua tristeza tem se multiplicado e nada há para consolá-lo nos momentos de aflições, ou ainda seu coração desfaleceu e tem se perguntado se não existe mais um bálsamo, um médico para tratar das feridas expostas e abertas trazendo assim uma cura, uma solução para os seus problemas internos.

Meus amados, Jeremias outrora declarou com suas próprias palavras:

"Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido. Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?"

Quem sabe você chegou ao limite das suas razões e forças e tem feito até como Jeremias amaldiçoando o dia em que nasceu e acusando a Deus de o ter tratado com injustiça. E ele até invocou maldições contra os que o perseguiam dizendo assim:

"Portanto entrega seus filhos à fome, e entrega-os ao poder da espada, e sejam suas mulheres roubadas dos filhos, e fiquem viúvas; e seus maridos sejam feridos de morte, e os seus jovens sejam feridos à espada na peleja. Ouça-se o clamor de suas casas, quando de repente trouxeres uma tropa sobre eles. Porquanto cavaram uma cova para prender-me e armaram laços aos meus pés. Mas tu, ó SENHOR, sabes todo o seu conselho contra mim para matar-me; não perdoes a sua maldade, nem apagues o seu pecado de diante da tua face; mas tropecem diante de ti; trata-os assim no tempo da tua ira."

Quem sabe assim como Jeremias você tenha sido lançado em um calabouço, quem sabe esteja preso em uma situação que nunca muda. Então você amaldiçoa o seu nascimento, experimenta a mais profunda tristeza, esteja descontente, desanimado, desencorajado e até não tem entendido a "vitória" dos ímpios, a vida boa daqueles que o cercam enquanto você está atolado na lama dos seus problemas, seus pés estão presos, você está em uma cova que cavaram para si e não tem conseguido ver com seus olhos naturais uma solução, um terremoto que o faça vencer seus obstáculos, suas limitações para poder enfim vencer essa Guerra que se levantou diante de ti do tamanho do Gigante Golias. Tudo o que você quer é a vitória, a segurança, a paz, as realizações do plano de Deus para a sua vida concretizadas.

Amados, eu venho te falar algo importante da parte de Deus para a sua vida. Primeiro quero te declarar o que a Palavra diz a respeito do Senhor:

"Deus é criador e Senhor soberano".

Amados você já parou para pensar que foi o Senhor quem criou todas as coisas? Que o Senhor é soberano?

"Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela." (Isaías 42:5).

"A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

É isso mesmo meus amados, é o Senhor quem dá força ao cansado. Quem multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Quem espera no Senhor renovará as suas forças, subirá com asas como águias, correrá, e não se cansará, caminhará, e não se fatigará. Diz o Senhor:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28).

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."

É isso meus amados, aquele que confia no Senhor é bendito. Se a sua confiança está no Senhor meus amados, pode vir o calor, mas a sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se fadigará, nem deixará de dar fruto, pois diz o Senhor:

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:3).

O Senhor conhece o coração de cada um e é fonte de vida para aqueles que confiam nEle. O vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

A Palavra do Senhor diz que o exílio na Babilônia não duraria para sempre e ela mesmo seria derrotada.

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei."

Talvez meus amados você tem pensado que essa situação em sua vida será para sempre, mais não será assim. Os pensamentos do Senhor são pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Invoque ao Senhor, ore ao Pai, busque a Deus. Você serve a um Deus vivo que peleja e trabalha por quem nEle espera.

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera." (Isaías 64:4).

Mais amados nessa espera não pare, não desista! Esperar não quer dizer desistir lembre-se sempre disso. Tudo bem que tem se encontrado em um momento demasiado difícil, mais veja bem: Jeremias mesmo nos dias mais sombrios teve sua esperança expressa em um grande ato de fé. Qual seria esse ato? Ele comprou terras. Talvez alguém diga: "Como alguém em meio a dias sombrios pode ter cabeça para fazer compras?" Parece absurdo não? Mais para Jeremias não era, pois ele ouviu a Palavra do Senhor e fez o que o Senhor lhe ordenou que fizesse.

"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra."

Talvez você pense para que comprar terras se a cidade estava entregue na mão dos caldeus? Quem sabe diante da tragédia e embaraço da sua vida tenha se perguntado muitas e muitas coisas assim parecidas. "Para que ir a igreja se nada muda?" "Para que isso e aquilo se continua tudo como está?" "Para que isso e aquilo se nada mudou?" Jeremias disse:

"Contudo tu me disseste, ó Senhor DEUS: Compra para ti o campo por dinheiro, e faze que o confirmem testemunhas, embora a cidade já esteja entregue na mão dos caldeus."

E o Senhor disse a Jeremias:

"Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?"

E depois de dizer a Jeremias tudo o que aconteceria, o Senhor disse:

"Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Porque assim diz o SENHOR: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado. E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: Está desolada, sem homens, sem animais; está entregue na mão dos caldeus. Comprarão campos por dinheiro, e assinarão as escrituras, e as selarão, e farão que confirmem testemunhas, na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, e nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades do sul; porque os farei voltar do seu cativeiro, diz o SENHOR."

Amados, embora a sua situação seja desastrosa saiba que o Senhor é Deus. E que para o Senhor não existe coisa demasiada difícil. O Senhor pode fazê-lo habitar em um local seguro. O Senhor pode tornar os seus passos firmes em uma terra que mana leite e mel. Mesmo que você se sinta desolado, incapacitado, desencorajado, desanimado, desestruturado, saiba que o Senhor pode te arrancar desse cativeiro em tempo oportuno. Quem sabe o povo olhava para o seu agora, mais o Senhor olhava para o futuro. Veja, o Senhor olhava para além do retorno do exílio, um futuro no qual a abundância iria prevalecer, Jerusalém seria santa ao Senhor, pois seu povo teria se arrependido e o Senhor o teria perdoado. Eu não estou dizendo que você deva sair por ai comprando terras ou gastando dinheiro com irresponsabilidade, nada disso. O que eu quero dizer é que Jeremias estava em uma situação, no entanto, fez o que o Senhor lhe ordenou. Você está em uma determinada situação, mais não pode desistir de crer na sua vitória. Se o Senhor te fez promessas creia que elas vão se cumprir no tempo de Deus. Tome posse mesmo que não te seja visivel ainda. "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."

"NAQUELE tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz o SENHOR: O povo dos que escaparam da espada achou graça no deserto. Israel mesmo, quando eu o fizer descansar. Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores as plantarão e comerão como coisas comuns."

Amados não olhe a sua situação, embora estejas preso nela. Prossiga para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

"Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede." (Salmos 25:15).

Amados embora estejas no deserto, você és cheio da graça. Sua vida pode ser restaurada. Jeremias foi jogado no calabouço mais diz a Palavra que "E puxaram a Jeremias com as cordas, e o alçaram da cisterna; e ficou Jeremias no átrio da guarda." E isto porque um etíope (eunuco da casa do rei), disse ao rei que ele morreria de fome no lugar onde se achava, pois não havia mais pão na cidade. O Senhor guardou a Jeremias e não permitiu que ele morresse. Embora você se encontre no calabouço meus amados, saiba que nesta situação você não se encontra só. E quando você menos esperar um terremoto acontecerá e mudará a sua história. A Palavra diz que Paulo foi preso, mais ele tinha posto sua confiança em Deus amados, por isso queridos embora a situação diga que estás em uma prisão, saiba que a qualquer momento você poderá ver tudo tomar outro rumo. A sua vitória está em Deus!

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo." (I Coríntios 15:57).

O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz em nome de Jesus Cristo, amém!

Lembre-se queridos que Deus é cuidadoso. Davi sabia disso, ele sabia que era uma ovelha e que o Senhor era o seu Pastor. Sabia que nada lhe faltaria, porque o Senhor é cuidadoso. Ele sabia que podia descansar em verdes pastos e que seria guiado mansamente a águas tranqüilas. Sabia que o Senhor lhe refrigeraria a alma, pois estava seguro. E sua confiança lhe dizia que mesmo que tivesse que andar pelo vale da sombra da morte, não precisaria temer mal algum, porque o Senhor estava com Ele. O Senhor era quem consolava a sua alma. Era o Senhor quem fazia o seu cálice transbordar. Davi sabia que Deus era cuidadoso, amoroso, bondoso, misericordioso. Tenha essa mesma certeza dentro de você: Deus cuida de mim. Deus cuida de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário