sábado, 7 de maio de 2011

A Bíblia Jogada no Fogo

A Sabedoria que vem dos altos céus!

FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:1-6).

Irmãos amados, temos vivido tempos difíceis. Tempos estes que muitos são os donos da verdade. Você, por acaso, já se deparou com pessoas orgulhosas, prepotentes, irreconciliáveis? Pessoas que tapam os ouvidos e se recusam a ouvir a Palavra? Já se encontrou com pessoas exaltadas e que se consideravam exclusivas?

Por acaso já recebeu esse conselho: "Se o Pastor da sua igreja te corrigir ou falar qualquer coisa com você deixe ele falando... Deixe entrar por um ouvido e sair por outro. Não ligue e nem dê importância." ??

Se você já se deparou com situações parecidas a essas eu quero te dizer na Palavra qual o Verdadeiro Caminho para a Sabedoria.

Primeiramente, a Palavra nos indica que só existe Um Caminho:


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Segundo, eu quero te dizer o que a Palavra diz mais para a nossa Edificação.

"Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra." (Salmos 2:10).

Na Palavra do Senhor é relatado que Jeremias foi instruído por Deus a escrever todas as palavras que o Senhor lhe falara:

"Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje. Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado." (Jeremias 36:2-3).

No entanto, o rei pegou o rolo e simplesmente "cortou-as com um canivete de escrivão, e lançou-as no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro. E não temeram, nem rasgaram as suas vestes, nem o rei, nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras."

"E, posto que Elnatã, e Delaías, e Gemarias tivessem rogado ao rei que não queimasse o rolo, ele não lhes deu ouvidos."

Meus amados, a Palavra do Senhor nos diz:


"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso." (Jó 5:17).

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio." (Provérbios 19:20).

"E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela." (Hebreus 12:11).

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." (Provérbios 9:10).

Queridos, a Palavra diz que Jeremias deu ouvidos a voz do Senhor e falou ao povo que Deus os amava, mais eles não estavam obedecendo a Deus. Mais o povo não quis dar ouvidos a voz de Deus e Jeremias foi proibido de voltar ao templo. Hoje em dia quantos não têm ouvido a voz de Deus e tem vivido a seu próprio modo? Quantos tem se recusado a endireitar as suas veredas? Quantos têm batido no peito orgulhosos por causa de um Cargo elevado na igreja ou porque tem uma lista de frutos (obras feitas)? Quantos têm deixado de lado a humildade e tem se transformado em heróis, em "reis", em pessoas separadas dos demais? Quantos têm subido degraus e tem humilhado os que estão em baixo deles?

Há pessoas que estão cheias de si e não há mais espaços nelas para a Palavra entrar.

E se você meu amigo tem tentado em vão compartilhar a Palavra do Senhor, pois sabe que a palavra é Lâmpada para os pés e luz para o caminho.

Eu quero te dizer que Estêvão que foi o primeiro mártir também tentou em vão abrir os olhos de quem estava cego:

"Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. " (Atos 7:57-60).

Queridos, se você tentou em vão lidar com pessoas assim sabe que são obstinados:

SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (II Timóteo 3:1-5).

E a Palavra diz ainda mais:

"Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles."

E a Palavra nos afirma que:

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:8).

Amados, a Palavra nos relata que o profeta de Deus não podia mais falar no lugar onde o povo se reunia, mais Deus disse a ele para que escrevesse em um rolo as Suas Palavras. E como Jeremias não podia ir mais até o povo porque estava encarcerado pediu a Baruque que ele fosse em seu lugar:

"Jeremias deu ordem a Baruque, dizendo: Eu estou encarcerado; não posso entrar na casa do SENHOR. Entra, pois, tu, e pelo rolo que escreveste da minha boca, lê as palavras do SENHOR aos ouvidos do povo, na casa do SENHOR, no dia de jejum; e também, aos ouvidos de todos os de Judá, que vêm das suas cidades, as lerás. Pode ser que caia a sua súplica diante do SENHOR, e se converta cada um do seu mau caminho; porque grande é a ira e o furor que o SENHOR tem expressado contra este povo." (Jeremias 36:5-7).


Você amado leitor consegue imaginar que coisa terrível essa a de ser proibido de entrar na Casa do Senhor? Você por acaso já foi impedido de entrar na Casa de Deus ou já foi impedido de falar a Verdade do Evangelho? Meu amigo, você não está sozinho nisso, pois muitos homens e mulheres de Deus têm sido impedidos de fazê-lo.

A Palavra diz que quando o rei Jeoiaquim começou a ouvir as palavras de Deus que não temeu e nem rasgou as usas vestes, pelo contrário, cortou todo o rolo com um canivete e os jogou no fogo para serem queimados.

Essa Palavra te lembra alguma coisa?

"E lançaram-lhe as mãos, e o prenderam." (Marcos 14:46).

Sim meus amados ao nosso Senhor e Salvador também não quiseram dar ouvidos e tentaram inutilmente acabar com o Filho de Deus.

"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18).

"E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (I Coríntios 15:4).

"E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos," (Lucas 24:46).

"Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite." (Lucas 24:7).

"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos." (Apocalipse 5:5).

Meus queridos, lembremos da Palavra de Paulo:

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. (II Timóteo 4:17-18).

O Senhor é quem te assiste, ainda que todos te abandonem. O Senhor é quem te fortalece. O Senhor é quem te livra da boca do leão. O Senhor é quem te guarda de toda a má obra, o Senhor é quem preserva o seu caminho e te dará o galardão.

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." (Apocalipse 22:12).

Confie no Deus da Salvação!

"Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria." (Salmos 27:3).

"Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão." (Salmos 37:24).

A Palavra do Senhor diz que Jeremias seguiu as ordens de Deus e escreveu tudo novamente e esse rolo não foi queimado. Amados toda a Palavra de Deus se cumpre, independentemente se você concorda com ela ou não. De nada adianta você se levantar contra ela, se Deus disse vai acontecer.

Amados retenham sempre firmes a fiel Palavra!

"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:9).

Eu sei que estamos vivendo em dias trabalhosos, mais não se deixe desanimar e nem abater. Sabemos que muitos estão jogando a “Bíblia no fogo”, que muitos estão escolhendo a sabedoria humana e não a sabedoria que vem de Deus.

Ao concluir essa mensagem deixo-vos um conselho seguido de uma “Parábola” para que reflitam!

Que possamos ser como as coisas menores da terra, mais bem providas de sabedoria:

Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria:

As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e, contudo, põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não têm rei; e, contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis. (Provérbios 30:24-28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário