quinta-feira, 19 de maio de 2011

As verdadeiras missões da Igreja

A Função de Uma Igreja é Apenas Ganhar Almas, Nada Mais!?

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15).

Quando leio a Bíblia encontro inúmeros ensinamentos maravilhosos, esplêndidos. A Lei do Senhor é perfeita!

"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices." (Salmos 19:7).

No entanto, me encontro em um dilema... Qual a função de uma Igreja?

Seria apenas pregar o Evangelho a toda a criatura? Mais ou menos assim:

"De segunda a sexta eu prego na Igreja, um dia prego fora da Igreja, ganhei alma e pronto."

É só isso? Talvez ninguém entenda o meu dilema, mais é o que tenho vivido. Isto é, o que tenho aprendido com as outras pessoas. Será que só o que importa é pregar, batizar alguém e depois pronto acabou o trabalho?

Quando leio na Palavra: "Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." Vejo que os servos de Deus (aqui me refiro a Igreja), têm Poder para realizar grandes coisas, porque Jesus deu a eles essa autoridade. Imagine o que os discípulos de Jesus sentiram ao presenciar essas coisas:

"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus." (Lucas 10:17-20).

Jesus disse:

"E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus."

Jesus curou pessoas de várias enfermidades e tormentos, os endemoniados, os lunáticos, os paralíticos, os cegos, devolveu a vida a mortos, etc.

O Senhor curou tantas pessoas de diversas enfermidades, sem exceção. Não havia e nem há nada Impossível para Deus. E esse mesmo Poder Ele deu aos seus servos.

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10:8).

Certa vez seus discípulos não puderam expulsar um demônio: "E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde àquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Talvez isso possa nos parecer familiar, pois nos dias de hoje é mais fácil orar por uma porta de emprego do que orar para que um paralítico volte a andar. Certa vez ouvi um famoso pregador declarar que estremeceu diante de um rapaz em uma cadeira de rodas, era mais fácil evitar chegar perto dele e curar outras pessoas do que ir até aquele homem e fazê-lo se levantar daquela cadeira. Sabe o extraordinário? A mente limitada dele jamais poderia imaginar as cenas seguintes: Quando viu que não tinha jeito, teve que orar por aquele rapaz e para sua surpresa o rapaz se levantou da cadeira de rodas e ficou de pé! Para Pedro, Paulo isso era possível, mais para os servos de hoje em dia sempre fica uma dúvida. Assim como o pregador talvez existam muitos por ai que pensam: "Ah vem cá que eu vou orar por você e Deus vai te curar, vai operar um milagre. No entanto, diante de um rapaz em uma cadeira de rodas é mais fácil seguir a vida e nem tentar orar por isso." Porque alguns milagres são impossíveis aos homens? Mesmo tendo conhecido o Grande Poder de Deus, porque limitar esse Poder? Porque é mais fácil colocar limites para a cura? Disse a Jesus aos seus discípulos: "Por causa de vossa pouca fé;" Será então que é o doente quem não tem fé ou seriam os servos de Deus que não a tem suficientemente?

Porque é mais fácil dizer: "Você tem que ir até Jesus." "Você tem que buscar por sua cura." Porque os discípulos não podem simplesmente usar da autoridade que receberam? Jesus não disse: Curem alguns enfermos, ele disse curai enfermos. Os servos de Deus têm Poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios. Jesus deu isso a todos os que crerem! Será então que são os doentes que não acreditam ou os servos que não conseguem acreditar nisso? Bem eu não conheço um doente que não queira ficar bom, mais conheço alguns servos que acreditam no milagre, mais "não sabem" que Jesus lhes mandou ir curar os enfermos e lhes deu Poder para isso.

A Palavra diz que os discípulos ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam. Porque nos dias de hoje alguns são ungidos com óleo, mais não são curados? Seria o mesmo que aqueles discípulos tentando curar e não conseguiram devido a sua incredulidade?

"Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."

A Palavra não diz: ... e porão as mãos sobre os enfermos, e não os curarão, pelo contrário, ela afirma: e os curarão.

Jesus evangelizou aos pobres, curou os quebrantados do coração, pregou liberdade aos cativos, restaurou da vista os cegos, pôs em liberdade os oprimidos, anunciou o ano aceitável do Senhor. Talvez vocês digam: Eu não sou Jesus, o Senhor é Santo, é o Filho de Deus e eu sou apenas um pecador. Sim você tem razão, mais se esqueceu que Jesus deu aos seus servos Poder para curar? Esqueceu-se que Jesus mandou que fossem e pregasse o Evangelho a toda à criatura?

Ou pensam que a única coisa a se fazer é apenas pregar, batizar e acabou?

Alguns justificam que o Poder que Jesus deu foi apenas para os 12 discípulos e os outros. Justificam que hoje em dia não é mais assim... É mais fácil acreditar nisso do que confessar a si mesmo que é incrédulo! A Palavra é clara quanto a este assunto e essa justificação não é válida!

Saiba que você foi enviado para pregar o reino de Deus, e para curar os enfermos. Não adianta usar apenas o versículo de pregar, porque para si mesmo é tão difícil acreditar na cura?

Em Atos lemos:

"Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."

"E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados."

A Palavra diz que todos eram curados!

Olha que coisa maravilhosa disse Jesus:

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." (João 14:12).

"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."

Se Jesus disse que aquele que cresse nEle também faria as obras que Ele faz, e as faria até maiores do que aquelas, então porque é mais fácil duvidar das Palavras de Jesus e apenas pregar, batizar e acabou por ai.

Disse Jesus:

"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?" (Lucas 15:4).

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25:41-46).

"As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza." (Ezequiel 34:4).

Talvez seja mais fácil ganhar almas e só. Sabe o que eu acho? Como seria bom conhecer um servo como Jó:

"Eis que ensinaste a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido." (Jó 4:3-4).

Porque é tão difícil encontrar isso hoje em dia? Como você tem agido para com os que estão fracos na fé e os doentes? Tens sido como os amigos de Jó? Ou tem sido como Jó quando ensinou, quando fortaleceu as mãos fracas, quando teve palavras para os que tropeçaram e os ajudou a se firmar e que fortalecia quem desfalecia?

Acaso pensas que somente o pobre tem fome? Por acaso acha que somente o mendigo tem sede? Pensas que apenas o estrangeiro precisa de abrigo? Achas que apenas o nu precisa ser vestido? Crê que apenas o presidiário precisa de visita? Acha mesmo que apenas o enfermo precisa de solidariedade e Amor?

Você deveria saber que muitos necessitam ouvir a Palavra. Muitos têm fome e sede da Palavra, muitos necessitam serem recebidos, muitos precisam de misericórdia, muitos necessitam da sua visita, muitos precisam ser curados, libertos. É muito fácil visitar alguém que se encontra bem, falar palavras suaves a alguém fortalecido e em paz. O difícil é ver quem possa falar palavras suaves a quem está fraco na fé e doente, quem tem o poder de ajudar, mais não o faz. O difícil é cuidar de quem está precisando de cuidados não é mesmo?

Se a sua igreja tem agido assim, então tem apenas sido ouvinte da Palavra e não cumpridor da mesma.

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." (Tiago 1:22-25).

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17).

Ao servo que não deu de comer, não deu de beber, não recolheu, não vestiu, não visitou aqueles que precisavam ser curados, libertos, que precisavam ouvir as boas novas do Senhor, a estes disse o Senhor:

"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."

Quando tivermos que dirigir a Palavra a alguém, principalmente aos que estão fracos e doentes devemos nos lembrar:

"As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos." (Provérbios 16:24).

Sabemos que a nossa língua pode produzir palavras doces, mais também amargas. Quando um irmão se encontra fraco na fé e doente precisa de ajuda para se levantar, necessita que se trate de suas feridas, assim como de mel para o seu coração. Se você tem jogado nele palavras de fogo que ao bosque destrói como pode crer que ele vai conseguir se reerguer? É em vão a sua ajuda quando cruza os braços ao invés de alimentar quem tem sede e fome. É em vão a sua ajuda quando se nega a visitar quem precisa de você. É em vão a sua ajuda quando resolve ir ver (uma vez apenas ou de tempos em tempos separados por anos) quem está mal e ao invés de mostrar solidariedade e Amor você trás em sua língua uma faca afiada com palavras sem sabedoria cortando o pouco que ainda resta a quem já não tem mais nada.

Se você pisa em quem já está no chão, se envergonha o Evangelho, se vive no comodismo, então você não nasceu de novo. Que tipo de servo é você? Lembre-se das Palavras de Jesus:

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mateus 25:41).

Alguns dizem que Deus cura uns e outros não. Sei que alguns discípulos tinham doenças, no entanto, eles curavam outros em nome de Jesus, mais eles mesmos tinham uma doença. Mais saber disso não isenta você que é servo de Deus de fazer o bem:

“Dar de comer, dar de beber, de receber quem precisa, de vestir, de visitar quem precisa ser curado e liberto, de levar as boas novas do Senhor.”

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17).

A Palavra é clara:

"Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados." (Tiago 5:13-20).

Então porque alguns servos de Deus ignoram essa Palavra? Seria mais fácil ganhar uma alma do que cuidar dela? Porque quando ela necessita de você não pode contar com a sua ajuda? Porque somente nas horas boas, mais não nas ruins? Será que o papel da Igreja é apenas ganhar almas, mais não zelar por elas? Fica a pergunta...


Precisamos entender que cada pessoa é diferente da outra, você não pode querer que o outro seja forte como você. Se você é forte, então ajude quem está fraco em seu momento de dificuldade, em seu sofrimento e quando ele ficar forte ajudará a outro que estiver fraco. Mais faça a sua parte, faça o bem se você tem como fazê-lo a alguém. Se você pode pregar a alguém pregue, se você pode orar por alguém ore, se você pode ajudar a alguém ajude, se você pode visitar alguém visite (e mesmo que não possa, arrume um jeitinho, pois nunca se está ocupado sempre), se você pode fazer uma campanha na casa de alguém por libertação ou cura faça e não quebre ela, seja fiel, esteja disposto a realmente ajudar, a sofrer junto com a pessoa, a estender a sua mão para quem necessita da sua ajuda para se fortalecer. Não desista de alguém sem nem mesmo tentar, dê tudo de si para uma causa assim como os soldados se dão em uma guerra em busca da Vitória. Se não vencer essa batalha ao menos não poderá dizer: “Eu não tentei.” E tentar não significa fazer uma obra de qualquer jeito! Não é assim que funciona. Não é de qualquer jeito que se vence uma guerra, ainda mais uma batalha espiritual. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”

“Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário