terça-feira, 29 de junho de 2010

Vade Mecum & A Bíblia
























Vade Mecum & A Bíblia
"E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará." (João 8:32).
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5).
Porque algumas pessoas não acreditam no Deus Criador de todas as coisas?
Vamos fazer uma análise...
Algumas pessoas dizem que não podem acreditar em um Deus "injusto" (segundo eles) que retribui a cada um segundo a sua obra.
Mais essas mesmas pessoas que não aceitam seguir as Leis de Deus que são boas, seguem as Leis dos homens.
Vamos analisar as Leis de Deus:
Os Dez Mandamentos:
"Então, Deus deu ao povo os Dez Mandamentos, que se resumem assim: Os quatro primeiros: "Amarás... O Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força"; os seis últimos: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:30-31)."
I - "Não terás outros deuses diante de mim."
II - "Não farás para ti imagem de escultura."
III - "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão."
IV - "Lembra-te do dia do sábado para o santificar."
V - "Honra teu pai e tua mãe."
VI - "Não matarás."
VII - "Não adulterarás."
VIII - "Não furtarás."
IX - "Não dirás falso testemunho."
X - "Não cobiçarás."
"Depois das Leis dos Dez Mandamentos (Lei moral de Deus), o Senhor deu outras Leis para o povo de Israel, como as Leis cerimoniais (Como adorar a Deus) e as Leis Civis (Direitos e deveres do povo). As pessoas são muito mais felizes quando fazem o que é certo. Concorda?"
"As Leis servem para que as pessoas saibam o que é certo e o que é errado."
Agora vamos analisar as Leis dos homens:
Lei - "É uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito."
Processo para a sua criação - "Neste processo temos a iniciativa da lei, discussão, votação, aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência da lei."
Temos a Lei em sentido formal e a Lei em sentido material. Assim como a Lei no sentido amplo e a Lei no sentido restrito.
Quanto a sua forma de interpretação podem ser - literal, gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico, sociológico.
Temos também - Declarativa, restritiva, extensiva.
Segundo sabemos temos um artigo (artigo 3° da LICC) que fala a respeito do Princípio da Publicidade que diz - "Ninguém se escusa de cumprir a Lei, alegando que não a conhece". Ou seja, "A ignorância ou a má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem insenta as pessoas das sanções nelas estabelecidas".
Sobre a vigência da Lei sabemos que - "No Brasil, a obrigatoriedade da lei surge a partir da sua publicação no Diário Oficial, a sua vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar. Não havendo determinação, a Lei de Introdução ao Código Civil estipula 45 dias. O intervalo entre a data de sua publicação e sua entrada em vigor chama-se vacatio legis."
Sobre a Revogação da Lei - Pode ser total ou parcial. E deve ser observado - O ato juridico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
E por fim - "Em todos os Estados, as leis apresentam uma hierarquia (uma ordem de importância), na qual as de menor grau devem obedecer ás de maior grau. A hierarquia trata-se portanto de uma escala de valor, á semelhança de um triângulo (piramide de Kans Kelsen)."
Temos uma série de Direito e Garantias no art. 5° da CF.
Agora vamos lá:
Vade Mecum & A Bíblia
O que leva uma pessoa a seguir as Leis humanas, mais não as Leis de Deus?
A Lei é boa? Sim é! Porque? Porque trata do bem em comum.
Agora vamos falar um pouquinho sobre elas... As Leis Brasileiras tem direitos e garantias fundamentais, por exemplo, todos temos direito a educação, a saúde, a moradia e etc... A princípio são Leis boas. Foram criadas para o bem do ser humano, para colocar uma ordem, uma organização frente a sociedade. Estamos em um País democrático! Segundo a Lei somos todos livres, podemos votar em nossos representantes. A Lei em sua teoria é muito boa, mais sua prática é totalmente diferente... Sabemos que existem desigualdades sociais e que algumas classes são privilegiadas. Se formos em um bairro bem pobre, entrevistar as pessoas mais carentes vamos descobrir que eles tem direitos como qualquer ser humano, mais eles não tem o que a Lei lhes garante no papel. Alguns enviam e-mails para as autoridades cobrando os seu direitos e não são respondidos, alguns entram na justiça para reclamar os seus direitos, mais seu processo fica arquivado e o tempo passa e nada de ser resolvido, outros resolvem fazer um abaixo assinado, protestos e etc...
A Lei dos homens é falha! E mesmo assim todos a seguem...
Porque então você obedece essas Leis humanas? Porque você não rouba, porque você não mata, porque você não estupra? Você é livre! Mais se você cometer algum crime você vai ser punido pelas Leis humanas! Sabemos que existem pessoas ruins, pessoas malvadas que gostam de fazer o mal porque sentem prazer nisso. Tem gente que sente prazer em matar e comer a carne da pessoa em seguida... Vi há muito tempo atrás um homem que matou a sua mãe e a cortou em pedaços e colocou no freezer e todos os dias comia a carne da mãe no almoço e na janta, ele foi descoberto e preso. Vi nesses dias um homem que matou e comeu a carne do seu companheiro e declarou NÃO ESTAR ARREPENDIDO DO QUE FEZ. Sabemos que tem pais que matam os seus filhos com crueldade e não se arrependem disso. Sabemos que tem pedofilos que raptam as crianças e além de abusar delas as matam e esconde o corpo em seguida. Tem pessoas que tem prazer em matar, em torturar... Tem mães que sentem prazer em espancar os filhos até ver o sangue deles jorrando. Essas pessoas não são doentes, elas sentem prazer em fazer o mal. E o que a Lei humana faz com essas pessoas? Pune! Existe punição para cada crime praticado! Algumas pessoas vão presas e sofrem na cadeia, são torturadas lá dentro e passam por necessidades e humilhação, mais mesmo quando recebem a LIBERDADE voltam a cometer crimes, porque sentem prazer nisso, sentem prazer em fazer o mal a alguém.
Mais o que eu quero dizer com tudo isso? O que eu quero dizer é que a maioria das pessoas seguem as Leis humanas que são falhas! Outros não seguem as Leis, porque gostam de praticar o mal, sentem prazer nisso.
E existe punição nas Leis humanas!
Então como podem alguns declarar que Deus é um Deus "injusto", por retribuir a cada um segundo a sua obra? Se estes mesmo seguem Leis humanas aonde existe punição para quem comete crimes.
A Lei de Deus não é como a Lei dos homens. Ela não é uma Lei que falha, ela é uma Lei perfeita, pois Deus é um Deus Justo!
"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se ás boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens." (Tito 3:8).
"Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação;" (I Timóteo 4:9).
"Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o homem mais puro do que o seu Criador?" (Jó 4:17).
"A ti também, Senhor, pertence á misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra." (Salmos 62:12).
"Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." (I Coríntios 1:9).
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que Crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortifera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Marcos 16:16-18).
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (II Pedro 3:9).
Deus é Justo: "O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes á verdade e obedientes á iniquidade;" (Romanos 2:6-8).
Se na Lei dos homens todos somos livres, Mais ainda na Lei de Deus aonde todos nós temos o livre arbítrio.
"Eis que estou á porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20).
Se na Lei dos homens há punição para quem comete crimes e delitos sendo esta Lei humana falha, Mais ainda a Lei de Deus que pune quem ama o mal e o pratica, mais retribui a quem faz o bem, mais Deus que conhece e sonda os corações conhece-nos de verdade e a Sua justiça é perfeita. O Senhor é misericórdioso e bom:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I João 1:9).
"Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (II Timóteo 2:13).
E somente Ele sabe sobre todas as coisas:
"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas." (Eclesiastes 11:5).
"Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." (I João 3:20).
"E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." (Lucas 12:7).
"Considerai os corvos que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?" (Lucas 12:24).
"Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes." (Salmos 147:4).
Temos a Constituição como a Lei maior em nosso País, no entanto, Maior mesmo é a Lei de Deus, pois Deus é que está acima de Todas as coisas!
Segundo o Princípio da Publicidade: "A ignorância ou a má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem isenta as pessoas das sanções nelas estabelecidas."
Assim também ninguém poderá dizer que não conhecia a Palavra de Deus ou até mesmo os que faziam uma interpretação pessoal equivocada do que está escrito ali, porque queria distorcer o que estava escrito para viver como bem queria...
Todos vão prestar contas individualmente:
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12).
"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:14).
E para os que crêem no Senhor Deus:
Então Examine as Escrituras:
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17:11).
De nada adianta a pessoa dizer: "Eu creio em Deus, creio em Jesus e creio na Sua Palavra." Aí alguém lhe pergunta: "Você sabe o que Deus diz na Palavra dEle?" E a pessoa responde: "Eu não sei, mais creio." Ou então alguém pregar alguma coisa desconhecendo todo o contexto bíblico.
É preciso examinar para que o homem não os engane. Veja que quando Jesus foi tentado no deserto satanás usou um versículo bíblico para falar com Jesus. Hoje em dia para te enganar ele pode fazer isso também. Não deixe que ninguém roube a tua coroa. Examine as escrituras, leia, tire tempo para se dedicar a fazer isso. Você vai ser liberto e vai crescer em conhecimento, você vai poder examinar tudo o que o seu pastor diz e saber se é verdadeiro, se é assim mesmo que está escrito.
E para os que dizem: "Eu creio em Deus, creio no Seu Filho Jesus Cristo, mais não crê na Palavra de Deus, no que está escrito na Bíblia." Como pode crer em Deus e em Jesus, se não crê nem mesmo no que Deus disse?
E para os que dizem: "Eu escuto a Palavra de Deus quando vou ao culto." Como você sabe se o que o pastor está dizendo é verdade mesmo? "Ah eu confio no que o pastor diz, porque ele é pastor/padre e etc."
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5).
Não confie em homens, confie em Deus!
Veja o que Deus diz na Sua Palavra que é Verdadeira e Fiel!
E para os que dizem: "A Bíblia não pode ser interpretada pessoalmente." Então você será facilmente enganada pelos homens, porque usa isso como desculpa para não ler o que está escrito.
"Acauteila-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mateus 7:15).
Examine as Escrituras, leia a Bíblia, a Palavra está ao seu alcance!
Para os que dizem: "Eu não entendo algumas coisas." Pega o dicionário bíblico e se dedique a ler a Bíblia. Peça a Deus sabedoria para ler a Palavra dEle.
Mais leia e não diga depois que: "Ah eu não sabia disso." Porque na verdade não é que você não saiba, mais você tinha como saber e optou por não querer saber.
Saiba que mesmo quem não conhece a Bíblia tem a prova inescusável da existência de um Deus poderoso:
"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.;" (Romanos 1:20).
"E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará." (João 8:32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário