quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os dons do Espírito Santo ainda valem para os dias de hoje?



Cessaram os dons?
Os dons cessaram?
Fé & Grão de mostarda



E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; E NÃO PUDERAM CURÁ-LO. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde àquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. (Mateus 17:14-21).

Porque algumas pessoas dizem que “hoje em dia os dons descritos na Palavra de Deus para os que cressem no Filho de Deus cessaram”?

Vamos analisar essa passagem de Mateus 17:14-21.

Os discípulos de Jesus NÃO PUDERAM CURAR o menino que estava endemoniado. Então Jesus disse: Ó GERAÇÃO INCRÉDULA E PERVERSA! E Jesus repreendeu o demônio, que saiu dele, e o menino ficou curado. E os discípulos observando isso em particular perguntaram a Jesus porque eles não puderam expulsar do menino o demônio e Jesus respondeu: POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ. E Jesus comparou a Fé como um grão de mostarda, declarando assim que nada seria impossível para os que tivessem Fé.

Sabemos que para Deus Todas as coisas são possíveis:

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37).

E que a Fé pode mover montanhas, mais é preciso primeiramente Crer.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

Então chegamos à conclusão de que quem tem Fé em Jesus realiza milagres. Quais milagres? Por agora, diremos apenas sobre um: Expulsar demônios.

O que Jesus disse que fariam todos os que cressem nEle?

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16).

Porque então as pessoas apenas utilizam desse versículo e excluem o resto que Jesus disse?

O Senhor afirmou que quem cresse e fosse batizado seria salvo não foi? E também disse que quem não cresse seria condenado.

O Senhor também mandou que os que cressem nEle fossem e pregassem a toda a criatura o Evangelho:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15).

Assim também o Senhor afirmou que estes sinais iriam seguir aos que cressem nEle, mais quais seriam esses sinais?

E estes SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: EM MEU NOME EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS; PEGARÃO NAS SERPENTES; E, SE BEBEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA, NÃO LHES FARÁ DANO ALGUM; E PORÃO AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS, E OS CURARÃO. (Marcos 16:17-18).

Então pela Palavra de Deus sabemos que quem crer no Senhor Jesus e for batizado será salvo, assim também quem crê no Senhor realiza os tais sinais.

E o Senhor vai ainda mais além em Sua Palavra declarando que aqueles que crêem nEle farão as obras que Ele faz:

"Na verdade, na verdade VOS DIGO QUE AQUELE QUE CRÊ EM MIM TAMBÉM FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO, E AS FARÁ MAIORES DO QUE ESTAS, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:12).

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15:16).

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26).

"Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14:14).

É preciso tomar muito cuidado quando sem conhecimento declarar alguma coisa contra aqueles que fazem a obra de Deus, pois já sabemos que aqueles que crêem no Senhor Jesus realizam sinais.

Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo). (Marcos 3:28-30).

"E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu." (Lucas 11:18).

Algumas pessoas precisam saber que os servos do Deus Altíssimo foram escolhidos pelo Senhor, pois a Palavra nos afirma que não somos nós que escolhemos o Senhor, mais é Ele quem escolhe a nós. Esses servos eram pessoas que antes estavam no mundo fazendo a vontade do mundo, amando mais ao mundo do que a Deus:

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (I João 2:15).

Mais agora essas pessoas se arrependeram dos seus pecados, creram no Senhor Deus e aceitaram a Salvação do Seu Filho Jesus Cristo, pois sabem que Jesus é o único Caminho, a Verdade e a Vida; e que ninguém vai ao Pai, a não ser por Ele.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Então essas pessoas reconheceram os seus pecados:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3:23).

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (I João 1:8).
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I João 1:9).

Então essas pessoas se arrependeram dos seus pecados, foram batizadas com o Espírito Santo e com fogo:

"Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Lucas 3:16).

E essas mesmas pessoas que tem um Ministério que Deus deu a elas para fazerem a Sua obra em Nome de Jesus, são pessoas que tem a vida no altar de Deus e nós não podemos tocar nos ungidos de Deus:

"Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas." (Salmos 105:15).

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4:20).

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mateus 7:20).

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” (Mateus 18:15-17).

"Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe." (Lucas 17:3).

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;" (Mateus 6:14).

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hebreus 13:17).

A Palavra também nos fala sobre as profecias, um dom de Deus dado aqueles que nEle crêem:

"Não desprezeis as profecias." (I Tessalonicenses 5:20).

Paulo nos fala sobre a igreja:

"Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?" (I Coríntios 14:23).

E fala mais:

“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (I Coríntios 14:26).

"O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (I Coríntios 14:4).

"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo," (Judas 1:20).

"Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas." (I Coríntios 14:39).

"Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." (I Coríntios 14:12).

Paulo nos instrui a procurar com zelo os dons espirituais.

"SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." (I Coríntios 14:1).

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." (I Coríntios 12:28).

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (I Coríntios 12:8-11).

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” (I Coríntios 12:4-7).

A Palavra de Deus é bem clara quando diz que existem os dons espirituais e que Todos os que Crerem no Senhor Jesus e forem batizados realizarão os sinais e farão as mesmas obras que Jesus faz.

Os dons não cessaram, os sinais e maravilhas não cessaram, mais eles são para todos os que Crêem.

Alguns dizem que os dons eram somente para os 12 discípulos de Jesus e com suas mortes esses dons cessaram... Bom para você a Salvação era somente para eles? Porque a Palavra de Deus afirma que a Salvação é para todos os que Crêem. E Todos os que crêem e forem batizados tem a Autoridade e o Poder que o Senhor lhes deu para anunciarem a Sua Palavra com coragem e ousadia, para expulsarem os demônios que oprimem as pessoas, para curarem os que estão enfermos e etc...

OS DONS NÃO CESSARAM, MAIS A SUA FÉ CESSOU?

"Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:8).

Você tem Fé em Jesus Cristo?

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9:23).

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1).

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." (Lucas 17:6).

"Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." (Apocalipse 22:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário